PROJETO

COLÉGIO GANDARINHA

Energia poupada:
Poupança (€):
Poupança na emissão de CO2:
Equivalente ao consumo de 35 famílias portuguesas
 

Central solar fotovoltaica para autoconsumo do Colégio da Gandarinha.

Apresentar Proposta View Profile

Sobre o Projeto

A Fundação Penha Longa é uma instituição de solidariedade social, que gere o Colégio da Gandarinha. Inserido numa quinta de 5 hectares, o colégio leciona e promove atividades para crianças desde a creche ao 1º ciclo. Desde a sua criação, em 1876, que os valores humanistas e de solidariedade estão no ADN da Fundação, que foi criada para possibilitar o acesso a uma educação de qualidade a 100 crianças sem condições socio-económicas que o permitissem.

O contacto e respeito pela Natureza é uma das características que melhor distingue o Colégio. Este projeto, surge como mais uma iniciativa para promover e ensinar práticas de sustentabilidade ambiental entre os seus alunos.

O Colégio procura, assim, financiamento para duas centrais solares fotovoltaicas de 26,80 kWp para o autoconsumo das suas instalações.

O IMPACTO
As centrais permitirão ao Colégio assegurar cerca de 40% de autossuficiência energética.

A estimativa anual de produção de energia solar será de cerca de 40 MWh. A alternativa limpa à produção dessa quantidade de energia permitirá evitar a emissão anual de cerca de 11 toneladas de CO2, com um impacto ambiental tão positivo quanto a plantação de 490 árvores.

O PROMOTOR
A Fundação Condessa de Penha Longa, IPSS que gere o Colégio da Gandarinha, promove atividades letivas a cerca de 230 crianças, desde a Creche ao 1º Ciclo e ATL.

Criada em 1876, o então Asilo da Gandarinha, dedicava-se à educação de crianças desfavorecidas da região. No início do século XX, a Fundação recebeu também uma área dedicada à saúde, em resposta ao encerramento do Hospital de Cucujães, onde eram dispensados medicamentos e tratamentos de enfermagem.

Tendo passado por várias crises económicas, a Fundação, mantendo-se perseverante e com capacidade de adaptação à mudança, conseguiu ir tomando medidas de combate à fome, miséria social e analfabetismo. A reconversão das atividades agrícolas, nos anos 60, é um dos exemplos, tendo permitido a melhoria da alimentação a toda a área de influência da Fundação.

“Há cinco gerações, o então Asilo da Gandarinha, hoje Fundação Condessa de Penha Longa, continua a desempenhar a sua missão de educar e formar crianças tal como a fundadora o concebera, mantendo vivo o espírito e a tradição da solidariedade, incutindo a ética nos comportamentos, procurando professores e educadores qualificados, apostando na inovação como factor diferenciador.” – mensagem do Presidente da Fundação

Tipo de Projeto

26K

Investimento

0

Poupança Anual

Investimento: 25550 €

Payback:

Poupança Anual:

0 x

Tir:

Poupança:

Poupança na emissão de co2:

Equivalente em árvores plantadas: 0 árvores

0 x

Consumo equivalente: 0 famílias portuguesas

Este projeto procura investidores

Contacte-nos